Participa enviando as tuas fotos e textos para angueira.vimioso@gmail.com que nós publicamos

Angueira

Angueira
Localização: Angueira é uma aldeia situada no Norte de Portugal, no distrito de Bragança e concelho de Vimioso. Confina com as aldeias de Avelanoso, Serapicos, São Joanico e Caçarelhos, pertencentes ao concelho de Vimioso e com as aldeias de São Martinho de Angueira e Especiosa, pertencentes ao concelho de Miranda do Douro.
Acessos: a EM 546 dá acesso a Vimioso e a EM 545 dá acesso à N218 (Vimioso – Miranda do Douro) e à vila espanhola de Alcañices, via fronteira das Três Marras. Dista cerca de 12Kms de Vimioso, 22Kms de Miranda do Douro e 10Kms de Alcañices.

Coordenadas: 41º 36` N ; 6º 24` W
Área: 22,01 km²
Densidade populacional: 7,4 hab/km²
População residente: 162 habitantes
Edifícios: 128
Núcleos familiares residentes: 50
Actividades económicas: agricultura, pecuária e construção civil
Festas e Romarias: Nossa Senhora do Rosário e S. Lucas, ambas em Agosto e S. Miguel, no último fim-de-semana de Setembro
Património: Igreja matriz, capelas de Santo Cristo, de S. Sebastião e de S. Miguel, castros, fonte de mergulho e moinhos de água
Outros Locais: Rio Angueira, parque de merendas da Cavada, pesca (barbo, escalo, sarda e lagostim e zona de caça (lebre, coelho, perdiz, rola, pombo torcaz e javali)
Gastronomia: Posta à mirandesa, cabrito, enchidos, pão-de-ló, folar da Páscoa e roscos
Colectividades: Grupo Cultural e Recreativo de Angueira e Associação de Caçadores de Angueira
Orago: S. Cipriano



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Quem sabe o nome?



12 comentários:

Unknown disse...

São muito bonitas, mas não sei o nome ou quem sabe se não saberei e que agora não me lembra...?

Conheço pouco o Norte mas sempre que vou existem surpresas muito agradáveis pelo clima, pessoas e paisagens.....

Boieiro disse...

Buonos dies

Essa flor ten muitos nomes: Rosa Sarnosa; Flor de yerba lhoba; Rosa lhoba; Rosa Albardeira ye l nome por que ye más cuincida.

Abraço

Anónimo disse...

rosas lhobas.

Tiégui disse...

Nun sabie'l nome de rosa Albardeira, mas sei mas outru nome yê rosa de la raposa, yê'l nome que'l dan a la frole an Samartinu.

Anónimo disse...

Rosas de lobos. Pelo menos nos meus tempos de infância a minha avó sempre me disse que essas flores eram rosas de lobos.

Umbelina disse...

Flor de lobo!!

Zé Luis disse...

Desta vez, vou dar razão ao Tiégui... se ele diz que em São Martinho, essa flor se chama de "rosa de la raposa" não deixa duvidas a ninguem, que esse deve ser o nome verdadeiro..!! eu, desde pequenino, foi assim que sempre as denominei e garanto que não fui eu que inventei o nome... Mesmo que não o seja, vamos dar o beneficio da duvida... hehehe...!! tou a brincar. à malta de Angueira; um grande abraço.

Umbelina disse...

Obrigada pelo abraço deixado pelo Zé Luis à malta de Angueira!
Mas a minha avó sempre me disse que se chamava flor de lobo, flor de lhobo!!!

Zé Luis disse...

Nada melhor para uma boa conversa, que um bom tema... até umas simples flores silvestres serve... independentemente que o nome seja flores de lobos, de raposas ou de javalis... ahah...!! o que é preciso, é que haja iniciativa e disposição. Obrigado à Dona, Sra ou Menina Umbelina, por ter considerado o "abraço à malta de Angueira". Apesar de ter grande simpatia, tambem tenho grande afinidade com essa malta; a minha Mãe era de Angueira, facto de que muito se orgulhava e eu sempre partilhei do seu orgulho.
Saudações.
Zé Luis

Anónimo disse...

Concordo consigo Zé Luis!
Que importa o nome!? E além disso, se bem me lembro esta flor mas cheira mal!
Ao contrário de outras, ( mesmo arbustos) que cheiram tão bem!
Este fim de semana apanhei umas secas, que não me lembro agora do nome, que têm um cheirinho...a Angueira...Trás os Montes, a terra onde o sol brilha mais que noutro lugar qualquer!!

Boa noite e ...até breve!
Umbelina

Zé Luis Torrão disse...

Em São Martinho, existe o complexo da contrariedade.... todos criticam, mas ninguém avança com ideias inovadoras...!!! temos grandes valores, com formação academica, pedagogica e moral... mas lamentavelmente, só comentam o que acham menos bem, encostados ao balcão, com muitas minis pela frente. chama-se a isso: politica da treta.
Zé Luis Torrão

Boieiro disse...

Rosa Albardeira
http://www.youtube.com/watch?v=NJuDlQBYykY&feature=related